Seguidores

domingo, 3 de março de 2013

Semana de Arte Moderna



1922



Tia Maria, menina quase sem cultura, chegando aos sete anos viveu no período conturbado dos anos 20, quando no ano de 1922 cidade de São Paulo ocorria a Semana de Arte Moderna, poesia, literatura , música, escultura e pintura e que vai marcar o início do modernismo no Brasil, referência cultural do Século Passado.



Em verdade vos digo, essa tal semana ocorreu em apenas três dias, sendo que em cada dia foram apresentados aspectos culturais diferentes, pintura e escultura, abriram a dita semana, poesia e literatura deram continuidade no dia seguinte, encerrando no último dia com música.



A “semana” teve um grande apoio do Presidente do Estado de São Paulo, como eram chamados os atuais Governadores, Washington Luís.



Um movimento odiado e amado, criticado e enaltecido, porém marcou a ruptura com o que até então havia, elevando os nomes de Mário de Andrade, Victor Brecheret, Oswald de Andrade, Anita Malfati, Menotti Del Pichia, Guilherme de Andrade, Heitor Villa Lobos, Di Cavalcante. 



Tarsila do Amaral, considerada um dos grandes pilares do modernismo brasileiro estava ausente deste evento, pois nesta época estava em viagem pela Cidade Luz, a bela Paris.


Nenhum comentário:

Postar um comentário