Seguidores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Folha da Noite



1921



É fundado em 19 de fevereiro um dos jornais mais influentes do país, a Folha de São Paulo, por um grupo de jornalistas liderado por Olival Costa e Pedro Cunha, com o nome de Folha da Noite, e tia Maria já andava por aí, serelepe.



Neste mesmo ano termina a Guerra Civil na recém formada República Russa, com a vitória esmagadora do Exército Bolchevique, abrindo assim o caminho para a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o que ocorreria no ano seguinte.



Foi também neste ano que a Nestlé instala sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de Araras no Estado de São Paulo

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Relatividade Geral



1920



 Vários acontecimentos ocorreram neste ano, em que tia Maria faria 5 aninhos, ano em que as mulheres ousadas usavam estes maravilhosos, sensuais e provocantes vestidos.


Albert Einstein judeu-alemão, genial criador da Teoria da Relatividade Geral, E=mc², a equação mais famosa do mundo, ganha o Prêmio Nobel de Física.


Neste mesmo ano o tararaca do Adolf Hitler assume a direção do Partido Nacional Socialista fundado por Anton Drexler. O partido possuía apenas 7 membros até que Drexler descobril Hitler e o DAP, tornou-se no maior e mais brutal de todos os partidos da Alemanha.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ford - Espectros



1919


Tia Maria no ano de 1919 tinha quatro anos quando chegou ao Brasil o primeiro Automóvel Ford, pois até aí ela só havia andado em trens, carroças e bondes o que continuou a fazer. 




Nesse ano é publicado o “Espectros”, primeiro livro de Cecília Meireles. Garcia Lorca, poeta e dramaturgo espanhol muda-se para Madri onde trava amizade com Luis Bruñuel e Salvador Dali, e publica seus primeiros poemas.



Inicia em 28 de julho desse ano o mandato de Presidente da República do Brasil o Sr. Epitácio Pessoa.



Epitácio Pessoa por duas oportunidades foi Deputado Federal, Ministro da Justiça, Ministro do STF, Procurador-geral da República e três vezes Senador, além de chefiar a Delegação Brasileira junto a Conferência de Versalhes e Juiz da Corte Internacional de Haia

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Império Autro-Húngaro



1918

 

Neste mesmo ano Tia Maria assistiu o apocalipse do poderoso Império Austro-Húngaro, que foi um vasto Estado europeu, e que existia desde o ano de 1867.

Este poderoso Império que congregava a Áustria, Hungria, Checa, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Bósnia e  Herzegovina, além das  regiões de Voivodina na Sérvia; Bocas de Kotor em Nontenegro, Trentino-Alto Ádige e Trieste da Itália, Transilvânia e parte de Bonato na Romênia, além da Galícia polonesa e Rutênia na Ucrânia, tendo em seu território mais de 50 milhões de habitantes, foi dividido, dando origem a outros países pelo Tratados de Versalhes, Saint-Germain e Trianon.



Seu último monarca foi Carlos I, que teve um efêmero reinado de 21 de novembro de 1916 a 12 de novembro de 1918. Morreu de pneumonia na Ilha da Madeira no ano de 1922.