Seguidores

domingo, 26 de maio de 2013

Rei da Espanha.




1938
                        Don Juan Carlos

A 5 de janeiro desse anos nascia em Roma, na Itália Juan Carlos Alfonso Víctor Maria de Borbón y Borbón-Dos Sicilias, atual rei da Espanha.

                         Guernica de Pablo Picasso.

Nascia na Itália devido ao exílio de seu avô, já que a Espanha era governada pelo ditador Francisco Franco, cristão extremado que mandou matar dezenas de milhares de espanhóis e autorizou o bombardeamento de Guernica pela Luftwaffe, arrasando com a aviação alemã uma cidade espanhola, no ano anterior.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Plano Cohen



1937



                                       Ele.

A direita reacionária, sempre sob as patas dos poderosos engendrou um macabro plano ao estilo nazista, para se perpetuar no poder atravez da mentira.

O então capitão integralista Olímpio Mourão Filho, que em 1964 como General novamente vai aparecer para movimentar as tropas que iniciariam o golpe daquele malfadado ano, vai escrever um documento ao qual intitulou de Plano Cohen.

Um plano mentirosos e ardiloso que seria lançado para instabilizar a opinião pública e como sempre a culpa seria atribuída aos comunistas, assim como o incêndio da Reichstag feito por Hitler e tantas outras mentiras a eles atribuídas, como planfletos que eram feitos por militares da Ditadura de 64, jogados as ruas por militares a paisana durante as madrugadas e no outro dia a repressão era violenta contra comunistas, democratas, estudantes e outros, ou atentados a bomba como no caso o do Rio Centro, cujo tiro saiu pela culatra matando um dos "terroristas" que na verdade era um sargento e ferindo gravemente um capitão, a serviço da própria Ditadura Militar.

 
Usando das mentiras engendradas por seus comparsas, Getúlio Vargas vai aproveitar essa farsa e dar um golpe para permanecer no governo, endurecendo com uma ditadura que foi chamada de Estado Novo.

Obviamente os integralistas, de cunho nazifascista negam tal participação neste nefasto documento e jogam a responsabilidade nas costas do meu chará ou também xará, Pedro Aurélio, mais conhecido como General Góis Monteiro. (Pedro Aurélio de Góis Monteiro).

Mas mesmo com preocupação Tia Maria levava sua vida trabalhando em um laboratório, embalando frascos em caixas de papelão. 


                       Outra mentira do Estado Novo.




quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tia Maria Hoje



 2013 - Maio

Fugindo um pouco da cronologia até então observada, vamos ver como está hoje a amada Tia Maria, que nesta minha última viagem à Pelotas, fui obviamente visitá-la, no dia 11 de maio e dela trouxe algumas fotos, pois principalmente meus filhos estavam ansiosos para saber da tiazinha.



Aos seus, quase cem anos, está lúcida e de bem com a vida, conversando muito, alegre e fagueira, só que por receio não tem saído da cama.

Amamos muito nossa mais velha representante e esperamos vê-la por muito tempo entre nós.

Ela é demais. 

A todos reconhece e pergunta por todos, pelos seus nomes e sabe inclusive todas as datas dos aniversários dos seus sobrinhos, sobrinhos netos e sobrinhos-bisnetos.