Seguidores

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Revolução Cubana



1959   


Nesse ano, maravilhado o mundo iria assistir a tomada de Havana pelas tropas de Fidel Castro, que após anos lutando contra o ditador Fulgencio Batista logrará êxito até então nunca visto naquela bela ilha caribenha.

E até então Fidel seria aclamado por todos como salvador da Pátria cubana, e em todo o mundo homens e mulheres em alegria contagiante aclamariam o comandante de la Sierra Maestra.

Porém bastou aderir ao bloco socialista para que, através de uma propaganda sistematizada feita principalmente pelos americanos e por um total isolamento a que a ilha foi submetida o que continua até hoje, para que Fidel passasse do Robin Hood das fábulas a vilão da história.



E aqueles que apontam com seus dedos sujos a política de Fidel, principalmente por conta dos milhares de fuzilamentos ocorridos contra os inimigos do povo cubano são os mesmo que querem pena de morte no Brasil. 

Dá para entender?

Sim dá para entender. Isto se chama ranço ou burrice.

                           Velhas cubanas, do tempo da revolução, um "perigo" para o mundo.

Mas Tia Maria alheia às questões políticas continuaria em sua vida serena e pacata.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Copa do Mundo na Suécia



1958



O ano de 1958 foi realmente um ano ímpar. Pela primeira vez o Brasil sagrava-se Campeão Mundial de Futebol.

O Campeonato ocorreu na fria Suécia, porém a nossa seleção canarinho trouxe de lá a tão esperada Taça Jules Rimet, com 30 centímetros de altura e pesando 3 quilos e oitocentos gramas de puro ouro, sendo que seu peso total era de 4 quilos.

A alegria espalhou-se pelo Brasil, todos vibraram com o feito da CBD (Confederação Brasileira de Desportos) como era chamada a hoje CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

E de lá, daquele frio Reino Nórdico, veio para reinar no Brasil o nosso Rei, o Nosso Rei Negro Pelé, Edson Arantes do Nascimento, tricordiano, ou seja, nascido na cidade mineira de Três Corações.

Mais uma vez a alegria fizera transbordar o coração meigo de Tia Maria.  A Pequena Grande Tia Maria.


Sputnik



1957  

Em plena Guerra Fria, no dia 4 de outubro desse ano o mundo se quedou paralisado, atônito, pois pela primeira vez na história da humanidade um país lançava para o espaço exterior um artefato construído pelo próprio homem.

Diziam aqueles que tinham suas mentes embotadas por fábulas religiosas que jamais se conseguiria entrar nos domínio de deus, mas neste dia para surpresa de todos a União da Repúblicas Socialista Soviéticas lançou da sua base no Cazaquistão, uma das repúblicas que compunham a União Soviética, Base de Baikonur, o primeiro satélite artificial, primeiro da série de satélites do programa Sputnik, navegou triunfante pelo espaço.


 O Sputnik 1, uma esfera de 58,5 cm que pesava 83,6 quilos, foi lançado pelo foguete de propulsão também assim chamado que tinha 19 metros de altura e pesava 137 toneladas, 10,835 toneladas sem combustível que era o oxigênio líquido e querosene.

Assim como todos os habitante deste planeta, também Tia Maria ficou emocionada, surpresa e admirada com o feito soviético, que iniciava assim a corrida espacial.


Rua Álvaro Chaves



1956

                                     Papai, ladeado pelos cabos Senat e Valin, e soldados da CPP 1

Nesse ano, papai que havia sido promovido no fim ano anterior à Subtenente, e as coisas começaram a mudar economicamente, resolveu mudar-se da Afonso Penna e ir morar mais próximo do centro da Princesa do Sul, alugando uma, para nós, bela casa, à Rua Álvaro Chaves 413.

                            Morávamos nesta casa, hoje quase branca em frente a parada de ônibus.

Primeira rua a receber o leito cimento, aquilo para nós era algo maravilhoso, saímos finalmente da ruazinha empoeirada para morar numa bela rua pavimentada, casa bonita e nova vizinhança.

Nesta rua, antes de receber o leito de cimento havia uma antiga linha de bondes, cujos trilhos ainda existem em alguns trechos. Ônibus é coisa moderna nesta rua.

Ali, logo fiz amizade com os filhos do Seu Luís e de dona Marina Barbosa da Silva, José Luís, Rui e João, e de sua avó Dona Teodósia.

                            Esquina da Álvaro Chaves e Tiradentes.

Era para nós um admirável mundo novo. Novos amigos, novo Colégio. Na foto acima, ao lado esquerdo ficava o posto de gasolina do Bubi e a direito a Bar Flor de Maio cujo proprietário era o Oliveira. logo atrás do posto de gasolina morava meu fraterno amigo João Barbosa da Silva.


                            Meu amado coleginho Felix da Cunha.

Eu fui para o Colégio Feliz da Cunha, meio longe, pois nossa casa ficava entre a Tiradentes e a General Telles, e meu colégio ficava na esquina da Benjamin Constant com a Almirante Barroso. Já meus irmãos Joaquim Luís e Maria Lúcia iriam estudar à apenas duas quadras de casa, no colégio Assumpção, na esquina da Tiradentes com a Almirante Barroso.

Foi o início de uma nova e espetacular etapa em nossas vidas, acompanhadas pela Tia Maria, que quando em vez aparecia lá por casa, juntamente com tio Florício Costa.


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Jacareacanga



1956



No dia 31 de janeiro desse ano Juscelino Kubitschek de Oliveira assumirá a Presidência do Brasil ungindo pela democracia que o elegeu, entretanto no dia 11 de fevereiro, quando nem havia esquentado a cadeira Juscelino é surpreendido por meia dúzia militares da Aeronáutica inconformados que desconhecem o que é democracia, nem a respeitam e tentam dar um golpe para derrubar o governo que mal iniciava.

Durou efêmeros dezenove dias.



Mesmo assim continuariam conspirando, mas o governo de Juscelino vai mostrar aos inconformados que é possível governar com democracia.